mathforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

situação problema

2 participantes

Ir para baixo

situação problema Empty situação problema

Mensagem por rickzale Dom Jan 02, 2011 10:35 am

Olá a todos... eu estou em busca de uma pequena ajuda com um problema que pode parecer fácil mas é pra mim muito complicado... a questão é esta:
Em um determinado dia ¼ do total dos funcionários de uma firma faltou ao trabalho em decorrência da adesão a greve convocada pelo sindicato da categoria. Alem disso 0,6 do restante dos funcionários compareceu ao trabalho, mas não exerceu suas funções. Sabe-se também que nesse dia o numero de funcionários que trabalhou efetivamente foi 12. Assim se nessa firma não há empregados em férias nem em licença medica ou de qualquer outro tipo afastamento pode-se afirmar que o total de funcionários é
a) 24
b) 30
c) 36
d) 40 X
e) 48


o X marca a resposta.. desde já obrigado
sinceramente
ricardo

rickzale

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

situação problema Empty Re: situação problema

Mensagem por danjr5 Ter Mar 01, 2011 8:40 am

Em um determinado dia ¼ do total dos funcionários de uma firma faltou ao trabalho em decorrência da adesão a greve convocada pelo sindicato da categoria. Alem disso 0,6 do restante dos funcionários compareceu ao trabalho, mas não exerceu suas funções. Sabe-se também que nesse dia o numero de funcionários que trabalhou efetivamente foi 12. Assim se nessa firma não há empregados em férias nem em licença medica ou de qualquer outro tipo afastamento pode-se afirmar que o total de funcionários é
a) 24
b) 30
c) 36
d) 40 X
e) 48
nº de funcionários: x
x - 1/4 * x - 0,6 * (x - x/4) = 12

x - x/4 - 6/10 * (3x/4) = 12

x - x/4 - 3/5 * 3x/4 = 12

x - x/4 - 9x/20 = 12

20x - 5x - 9x = 12 * 20

6x = 12 * 20

x = 2 * 20

x = 40
danjr5
danjr5

Mensagens : 36
Data de inscrição : 01/03/2011
Idade : 38
Localização : Mangueira - Rio de Janeiro

http://matematicamania.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos